Choripan: receita do mais famoso sanduíche argentino

A exemplo dos famosos hot-dogs nova-iorquinos, do churrasquinho de rua brasileiro, e do fish&chips britânico, o Choripán é o mais autêntico representante da comida de rua argentina, e segundo O Clarín os argentinos consomem cerca de 600 milhões de choris por ano. :-O

Em Buenos Aires, o rei da street-food portenha paira absoluto ao lado da rainha empanada, e é facilmente encontrado em carrocinhas pelas ruas, e em feiras de fim de semana como a de San Telmo. É normalmente consumido como entrada nos típicos asados argentinos e também como opção de refeição rápida.

De preparo bastante simples, os choripanes consistem basicamente de um chorizo (nome argentino para linguiça) assado na grelha, pão tipo francês e molho chimichurri ou salsa criolla (outro molho parecido com o chimichurri e também bastante popular).

É curioso observar que o choripan também está presente no Uruguai e na região sul do Brasil, com o nome de “salsipão”, provando que os costumes regionais estão muito além das divisões sócio-políticas e que muitas vezes atravessam fronteiras. 🙂

Bom, a minha versão do sanduba é feita com pão de batata doce e linguiça toscana. A receita do chimichurri você encontra aqui. Para o pão de batata doce a receita é essa, e apenas substituo a batata por batata doce. Mas vamos à receita do choripán:

Ingredientes:
Pão (francês ou o que você achar melhor)
Linguiça (eu uso a Toscana)
Chimichurri

Preparo:
– Corte a linguiça longitudinalmente, quase partindo-a ao meio.
– Leve à frigideira ou ao forno, ou ainda à churrasqueira, até que toste um pouco.
– Corte o pão, e agora é sé rechear com a linguiça grelhada e temperar com o chimichurri.

Pronto! Sanduíche argentino saindo!

RECEITAS RECENTES

RECEITAS RELACIONADAS