Sopa fácil de tomate assado

As águas de março finalmente resolveram dar as caras. E já que a semana começou chuvosa, vai rolar uma sopinha. Mas como ainda está bem quente… achei melhor fazer uma sopa mais leve.

As águas de março finalmente resolveram dar as caras. E já que a semana começou chuvosa, vai rolar uma sopinha. Mas como ainda está bem quente… achei melhor fazer uma sopa mais leve.

Assar os legumes e deixar dar aquela tostadinha nas pontas dos legumes, dá uma super turbinada no sabor da sopa, deixando um defumado delicioso. Por sorte, eu tinha um pote de mascarpone, que usei para acompanhar a sopa, mas qualquer queijo cremoso serve (cream cheese, requeijão) ou nenhum queijo se você quiser uma sopa mais leve. 🙂

Ingredientes:

– 1 kg de tomates maduros cortados em quatro

– 1 cebola média cortada em quatro

– 5 dentes de alho

– 1 pimentão vermelho sem sementes em pedaços

– 1/2 xícara de manjericão fresco (só as folhas)

– 1/4 de xícara de cogumelos secos (opcional)

– 1/4 de xícara de azeite

– sal e pimenta-do-reino q.b.

Preparo:

– Misture os tomates + cebola + pimentão + dentes de alho com o azeite, coloque em um tabuleiro e leve ao forno alto por 20 min. ou até que os legumes estejam assados, e com as pontas tostadas.

– Tire do forno, misture o manjericão e bata os legumes assados no liquidificador (ou mixer) até que virem um creme homogêneo.

– Transfira o creme para uma panela e leve ao fogo.

– Caso for usar os cogumelos, coloque-os de molho em 1 xícara de água morna e deixe até hidratar (uns 5-10 minutos). Tire o cogumelo da água e corte em cubinhos, reserve a água. Misture os cubinhos de cogumelo e a água no creme de tomate. – Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

– Sirva com uma colherada de queijo cremoso (ou não) e torradas.

Essa sopa fica deliciosa por causa do sabor de tostado dos legumes. Os cogumelos e queijo cremoso são opcionais. Você também pode incrementá-la com cubinhos de bacon. 😛

RECEITAS RECENTES

RECEITAS RELACIONADAS