Chimichurri: o que é, quais os ingredientes, e como é feito o mais famoso tempero argentino

Chimichurri é dessas palavras gostosas de se falar. Chi-mi-chur-ri. É uma mistura de temperos, um molho, ou mais tecnicamente um vinagrete.

A palavra tem histórias curiosas: uma teoria afirma que vem dos britânicos que foram capturados após as invasões inglesas das colônias espanholas do Río de la Plata, no início do século XIX. De acordo com esta versão, os britânico pediam tempero para suas refeições dizendo give-me-curry. Outra versão conta a história de um imigrante irlandês chamado Jimmy McCurry, que era chamado pelos locais de Yimi Churri. Como na Argentina não tinha molho inglês, ele teria usado os ingredientes disponíveis em combinações que se tornaram conhecidas hoje como o chimichurri. A origem certa? Ninguém sabe!

Fato é que o chimichurri é o tempero que não pode faltar no “asado” argentino, o equivalente hermano para o nosso churrasco. E além de um excelente molho para o churrasco, também é essencial na composição do choripan, o famoso e delicioso sanduíche argentino. Afinal sem o chimi, o choripan é “apenas”pão com linguiça. 😉

Nas minhas andanças pela Argentina provei variações de chimichurri, e notei que cada um tem a sua receitinha especial. Umas levam mais ervas, outras levam pimentão, e assim caminha a humanidade 🙂 Mas os itens básicos estão na imagem acima.

De prova em prova, percebi que eu gosto mesmo é do chimichurri preparado com ingredientes frescos, pois fica um molho muito mais suculento, saboroso. Assim eu tento fugir dos preparados desidratados que são vendidos nos supermercados, pois esses tem um sabor bastante sem graça se comparado com um molho fresquinho.

Pra você também poder fugir da coisa-pronta, te dou essa receita que tirei de um livro de cozinha tradicional argentina, que comprei num dos sebos da rua Corrientes, em Buenos Aires. A receita é ótima!

Chimichurri tradicional:

10 dentes de alho picado
1 colher(sopa) orégano
4 folhas de louro
2 colheres (sopa) de páprica doce
1 colher (sopa) de tomilho fresco
1 colher (sopa) de manjerona picada
1 colher (sopa) de salsa picada
1/2 colher (sopa) de cominho
1 colher (sopa) de sal
1/2 colher (sopa) de aji moído (pode usar Dedo-de-moça)
1/2 copo de azeite
1/4 copo de vinagre
1 copo de água fervendo

Misture bem todos os ingredientes e guarde em pote bem fechado na geladeira com, pelo menos, um dia de antecedência, para que os sabores se misturem.

Agora é só espalhar sobre aquela fraldinha suculenta, ou quem sabe, uma costela soltando do osso. Hasta luego!

PS.: A colher da páprica, na foto, eu fiz em aula de cerâmica :). A do orégano, esculpi com canivete. Isso de fazer os próprios instrumentos é uma delícia, uma cachaça! :-O

RECEITAS RECENTES

RECEITAS RELACIONADAS